Policiais federais apreenderam nesta sexta-feira (19), na livraria Le Bouquiniste, no centro do Rio, 385 livros que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional. Todos eles tinham o carimbo da instituição, segundo informou a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. Os agentes não sabem quando os livros foram retirados da BN. O dono do estabelecimento foi detido.

continua após a publicidade

O filho dele, que também trabalha na livraria e se identificou como Jeferson, não quis fazer comentários sobre o incidente. A apreensão ocorreu no exato momento em que funcionários recebiam o carregamento com os livros. Eles foram autuados por receptação de material roubado. A BN ainda aguardava comunicado oficial da PF sobre o caso.

A Le Bouquimiste é referência na venda de publicações antigas. A BN já foi alvo de ladrões de livros e de fotografias por mais de uma vez. A última ocorrência grave foi em 2005, quando quase mil imagens raras do século 19, de coleção tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), desapareceram durante a greve dos servidores.

continua após a publicidade