A Polícia Civil realizou hoje a primeira operação para reprimir milícias (grupos paramilitares de policiais e bombeiros que cobram pela segurança em favelas) na Zona Oeste do Rio. Cerca de 400 homens de diversas delegacias especializadas e distritais ocuparam, com o apoio do "Caveirão" – carro blindado da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) -, a Favela da Carobinha. Dois helicópteros também foram usados na operação.

continua após a publicidade

Até o início da tarde, dois suspeitos haviam sido detidos e levados para a Delegacia de Homicídios da Zona Oeste. Com eles foram apreendidos munição, celulares e cadernetas de anotações. A ação da polícia se concentrou em reprimir o transporte ilegal de passageiros e a exploração de máquinas caça-níquel em bares e restaurantes. Estas atividades estariam entre as principais fontes de renda dos milicianos, além da venda de botijões de gás.

Ao contrário do que ocorre em favelas dominadas por traficantes, não houve fogos de artifício nem troca de tiros no momento da chegada dos policiais. Em agosto deste ano, a disputa entre milicianos e traficantes na Favela da Carobinha resultou em dez supostos traficantes mortos. Os corpos foram colocados em uma Kombi que foi abandonada na Estrada do Taquaral, nas proximidades da Favela da Coréia, dominada pelo tráfico. Os traficantes retiraram o veículo e o abandonaram em frente à estação de trem de Santíssimo.

continua após a publicidade