Polícia desaconselhou ministros a usarem trem no RJ

A Polícia Militar recomendou que o governador do Rio, Sérgio Cabral, e os ministros Pedro Brito e Márcio Fortes não fizessem a viagem de trem que passou pelo Jacarezinho hoje. Segundo o comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Ubiratan Ângelo, o Batalhão de Polícia Ferroviária e a segurança do governador desaconselharam a passagem pela favela, uma das mais perigosas da cidade, sem medidas prévias de segurança, já que a ida até o Jacarezinho foi decidida apenas na manhã de hoje. Com a agenda atrasada, Cabral não embarcou. Os ministros e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, confirmaram ter recebido o alerta, mas decidiram ir assim mesmo.

"Nós sabemos que é perigoso, mas não acreditamos que eles fariam o que fizeram", disse Lopes. "Nos avisaram que poderia haver alguma repercussão, tendo em vista que era um carro diferente dos de carga. Foi uma decisão minha embarcar", afirmou o ministro Márcio Fortes. "A recomendação foi para a comitiva. O governador, não sei se por opção pessoal ou por motivo de agenda não foi. Como policiais, temos que recomendar a devida cautela para que autoridades transitem em determinadas áreas e isso foi feito. Antes de proteger o governador, temos que proteger o cidadão", disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Segundo o Palácio Guanabara, o governador só não acompanhou os ministros na viagem porque já estava atrasado para um encontro com um grupo de empresários. Ao saber do incidente, Cabral interrompeu a reunião para determinar a Beltrame "máxima energia diante da ousadia dos criminosos", informou nota de sua assessoria. Os responsáveis pela segurança da comitiva, que reagiram aos tiros dos criminosos do Jacarezinho, eram policiais militares. A Superintendência da Polícia Federal no Rio informou que os dois ministros não requisitaram agentes federais para sua segurança durante a visita à cidade, como têm direito. "Eu não uso segurança, ando sozinho em qualquer lugar, inclusive nas favelas", confirmou Márcio Fortes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo