Em uma vistoria surpresa hoje pela manhã, na penitenciária de Bangu 1, no Rio, a Polícia Civil apreendeu dois telefones celulares, com carregadores, e três trouxinhas de maconha. Na quarta-feira passada uma rebelião no local deixou quatro mortos.
A revista começou por volta de 8h. Assim que ouviram o anúncio dos agentes do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), os presos jogaram a maconha e os celulares para fora das celas. Segundo a polícia, a droga estava com o traficante Marquinhos Niterói.
A última revista havia ocorrido na quinta-feira passada, quando acabou a rebelião na qual foram mortos quatro integrantes da facção criminosa Amigos dos Amigos, rival do Comando Vermelho. Uma foto da modelo Viviane Araújo com dedicatória para o traficante Dani do Jacarezinho também foi recolhida na operação: ?Para o amigo Daniel, com um forte abraço e um grande beijo, Viviane Araújo. 16/02/2002? Viviane é mulher do pagodeiro Marcelo Pires, o Belo, investigado por associação criminosa com o tráfico de drogas. Dani pertence à favela que era dominada pelo traficante Vado, que teve conversas telefônicas com Belo interceptadas pela polícia. Vado foi morto no mês passado, em confronto com PMs.
Punição – Marquinhos Niterói, que estava com a maconha vai ser indiciado por tráfico. Como punição, ele foi levado hoje à tarde para a Polinter. Depois, iria para o Batalhão de Choque da Polícia Militar, onde já estão presos Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, e outros três participantes do motim. A Secretaria da Segurança Pública estabeleceu que para o quartel da PM irão os presos que cometam atos de indisciplina em Bangu.