Brasília (AE) – O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), confirmou ontem a realização, no próximo domingo, das eleições prévias que irão escolher o candidato do partido a presidente. ?Acho dificílimo adiar, porque toda a base do partido está mobilizada em favor das prévias e esta é a fórmula para garantir a consulta?, afirmou Temer, certo de que a ofensiva dos governistas em favor do adiamento será malsucedida, porque eles não têm maioria na executiva nacional do partido para mudar a data.

continua após a publicidade

Enquanto a cúpula governista e simpatizantes de uma parceria com o PSDB mobilizavam-se ontem para adiar a consulta na executiva nacional, Temer reunia os dois pré-candidatos na presidência do partido para criar mais um fato consumado em favor das prévias. O governador gaúcho Germano Rigotto e o ex-governador Anthony Garotinho (RJ) vieram a Brasília especialmente para decidir, por sorteio, qual dos dois seria o primeiro nome na cédula de votação das prévias. Ao menos na cédula, Rigotto sairá na frente. Temer indeferiu o pedido de registro do terceiro candidato – Antonio Pedreira, porque nenhum diretório estadual do PMDB o apoiou.

Como o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda irá se manifestar sobre a vigência da verticalização das alianças nas eleições de outubro, os governistas querem que a executiva nacional do partido reavalie a data da consulta interna. 

continua após a publicidade