Uma equipe do Batalhão de Operações Especias (Bope) da PM vai invadir em o presídio Bangu 1, no Rio, onde criminosos do Comando Vermelho estão rebelados desde as 8h e já teriam matado seis integrantes da facção rival Terceiro Comando. Oito pessoas estão sendo mantidas como reféns, presas a grades, com botijões de gás e bombas caseiras ao redor.
Estariam mortos Ernaldo Pinto Medeiros, o Uê, Carlos Roberto Cabral da Silva, o Robertinho do Adeus, Vanderlei Orelha – os dois últimos cunhados de Uê -, Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, Marcelo Lucas da Silva, o Café do Andaraí, e Elpídio Robô. Todos integrantes do Terceiro Comando.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a rebelião começou quando dois agentes do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário) foram dominados por presos, que lhes tiraram as chaves da galeria e os tomaram como reféns. Os integrantes do Comando Vermelho conseguiram pegar dois revólveres calibre 38 e uma escopeta que ficam em um depósito no presídio para o uso de agentes em caso de emergência. Eles já tinham duas pistolas e uma bomba de fabricação caseira.