Cinco batalhões da Polícia Militar ocupam morros na zona norte do Rio desde a noite dessa sexta-feira, 21. No Complexo da Maré, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Grupamento Aéreo do Comando de Operações Especiais (COE) ocupam as favelas Parque União e Nova Holanda para fazer uma “varredura” em busca de armas e drogas. Até as 10 horas deste sábado, 22, não havia registro de confronto, prisão ou apreensão.

continua após a publicidade

O Batalhão de Choque realiza operação no Morro do Chapadão, em Costa Barros, também em busca de armas e drogas que poderiam ter sido deixadas por bandidos que atuavam na região. Suspeitos já teriam sido presos e carros, motos e drogas teriam sido apreendidos.

Já a operação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, começou por volta das 20 horas de sexta. A favela fica na área do 41º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Irajá, que contou com o apoio do 9º BPM (Rocha Miranda) e 14º BPM (Bangu) para a ocupação.

Na sexta-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram o envio de tropas federais para ajudar na segurança pública da capital.

continua após a publicidade

Em Madureira, um ônibus foi incendiado por cerca de 20 adolescentes encapuzados na Rua Pirapora, perto da Rua Conselheiro Galvão, também na noite de ontem.