A Polícia Militar (PM) do Rio mobiliza hoje 500 homens numa grande operação contra o tráfico de drogas na zona oeste da capital fluminense. Desde a madrugada, policiais de 11 batalhões ocupam as favelas Vila Aliança, Taquaral, Coréia e Rebu, com o apoio de sete carros blindados, os chamados caveirões, 90 veículos e até uma ambulância. Segundo a PM, a operação foi planejada há meses com base em levantamento de fotos aéreas com o objetivo de cumprir oito mandados de prisão contra integrantes da quadrilha do tráfico local.

continua após a publicidade

Houve rápido tiroteio na chegada dos policiais na região da Vila Aliança, na Estrada do Taquaral. Nesta manhã, os agentes trabalham na retirada de barreiras instaladas nas ruas próximas à Estrada do Engenho, na mesma favela. Ainda não há informações sobre presos.

Em outra operação, dessa vez da Polícia Civil, cerca de 40 agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC)ocuparam a Favela Pára-Pedro, em Colégio, na zona norte. O objetivo da ação é combater o roubo de cargas. Os policiais, que contaram com a cobertura de um helicóptero, foram recebidos a tiros na favela. Dois supostos bandidos morreram no tiroteio. Seis pessoas foram presas, suspeitas de integrar a quadrilha que controla o tráfico no local.

Os policiais chegaram à casa do chefe do tráfico, mas ele escapou. Foram recuperados cinco carros roubados. Os policiais também apreenderam armas e drogas. A favela Pára-Pedro é considerada o maior destino de cargas roubadas no Rio. Segundo policiais da DRFC, devido ao enfraquecimento do tráfico de drogas, os traficantes locais atacam caminhões do Ceasa, próximo da comunidade, e dividem parte da carga com a comunidade para evitar denúncias.

continua após a publicidade