Rio de Janeiro – A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai colocar cerca de seis mil homens a mais no policiamento das ruas da cidade durante os Jogos Pan-Americanos. Eles vão atuar em 14 novas unidades de policiamento, que serão criadas especialmente para funcionar durante a competição, juntamente com os batalhões já existentes. O acréscimo no contingente quase dobra o número de sete mil policiais militares que normalmente atuam no policiamento ostensivo na capital.
Ao apresentar o Plano de Segurança dos Jogos Pan-Americanos a empresários do setor turístico, o coronel Samuel Dionísio, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro disse que o reforço no efetivo foi obtido graças à suspensão de todos os cursos e concessões de férias e licenças na PM no período dos jogos. Homens do interior e da área burocrática também serão remanejados. De acordo com o coronel, não haverá prejuízo para o policiamento realizado habitualmente na cidade.
?Nós vamos atuar incrementando o policiamento, além daquele que já é feito pelos batalhões da Polícia Militar. Serão criadas 14 unidades que nós vamos chamar de módulos de policiamento, módulos operacionais, que vão funcionar 24 horas no período do Pan. São batalhões de porte menor, com tudo o que têm direito, só não terão burocracia. Escala de serviço, comida, armamento e manutenção serão feitos feito pelo batalhão da área. Os oficiais que vão comandá-los são majores e tenentes-coronéis do Curso Superior de Polícia Militar?, explicou o chefe do estado-maior.
As medidas da Polícia Militar fazem parte da estratégia global de segurança coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que inclui além das forças estaduais, a Força Nacional de Segurança, com 6 mil homens, e as polícias Federal e a Rodoviária Federal, que terão seus efetivos de rotina ampliados.
O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) – Rio de Janeiro, Ângelo Viváqua, disse que o detalhamento do plano de segurança gera tranqüilidade ao setor turístico.
?Nós saímos com uma excelente impressão. Houve uma demonstração de profissionalismo no controle da operação e na informação. Eles têm muita competência para planejar, para sistematizar as coisas?.