Maceió (AE) – A Polícia Militar de Alagoas vai comandar a guarda de todas as unidades prisionais que fazem parte do sistema penitenciário do Estado. A decisão foi anunciada na manhã de ontem, após a fuga de 10 presos do presídio Cyridião Durval, durante a madrugada, em Maceió. O comunicado foi feito pelo coronel Ronaldo dos Santos, secretário de Defesa Social. Segundo ele, o coronel Ivon Berto será o novo comandante do Batalhão de Guarda. Ele confirmou que a fuga no presídio provocou a intervenção da Polícia Militar no sistema prisional de Alagoas. A decisão foi tomada na reunião da cúpula da Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social.
Desde ontem, 15 oficiais vão se revezar na coordenação do Batalhão de Guarda para monitorar a segurança de todos os presídios do Estado. ?Não podemos permitir que o sistema entre em crise. Essa medida precisava ser adotada e vai continuar por tempo indeterminado?, garantiu o secretário. A militarização vai funcionar 24 horas. Todos os dias, um oficial ficará responsável pela entrada e saída de visitas, contagem de presos no momento de recolhê-los às celas e fiscalização do trabalho dos agentes penitenciários.
O secretário também garantiu que será aberta uma sindicância para apurar se houve facilitação na fuga dos presos. Policiais da radiopatrulha, do Bope e do Tigre continuam em diligências para localizar os fugitivos nos conjuntos Gama Lins, Denisson Menezes, Inocoop, Eustáquio Gomes e Benedito Bentes – todos na periferia de Maceió.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)