A Polícia Militar do Rio Grande do Sul assumiu hoje a segurança do Presídio Regional de Caxias do Sul, de forma temporária, substituindo funções de agentes penitenciários do local após a divulgação de vídeos do sistema interno de vigilância que mostram agressões a dois presos. O secretário da Segurança, Edson Goularte, disse que os casos são isolados e 15 agentes foram afastados de suas atividades.
O governo havia aberto uma sindicância na semana passada para apurar denúncia de maus-tratos na penitenciária, cujas conclusões foram entregues ao secretário na quarta-feira. Goularte afirmou que o relatório será encaminhado agora à Procuradoria Geral do Estado. Os vídeos foram divulgados ontem, e os detentos agredidos, transferidos para a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul.
Enquanto os policiais militares atuam no presídio, 40 agentes passarão por treinamento teórico e prático na penitenciária de Caxias do Sul, de um total de 185 que realizam curso de aperfeiçoamento. Ao final do curso, irão substituir a BM no controle do presídio. O Rio Grande do Sul tem 128 casas prisionais em 67 municípios.