Brasília e Rio de Janeiro – O chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caio Galvão de França, informou nesta quinta-feira (21) que o plano safra 2007-2008 da agricultura familiar será lançado no próximo dia 26 pelo ministro Guilherme Cassel e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

continua após a publicidade

Sem fornecer mais detalhes, ele afirmou que o plano trará novidades em relação à assistência técnica, ao crédito e a políticas de comercialização que beneficiam  agricultores e comunidades rurais do país.

As medidas vão de encontro à expectativa de Áurio Scherer, que integra a coordenação nacional do Movimento de Pequenos Agricultores. Ele estima que os recursos cheguem a R$ 12 bilhões e que o plano auxilie a diversificar a produção por causa da abertura novas linhas de crédito.

?Ele trará avanços em vários sentidos, sobretudo no que diz respeito ao montante de recursos investidos e à redução da taxas de juros tanto no custeio como no investimento?, disse, acrescentando que o otimismo é fruto de sinalizações dads pelo próprio ministério.

continua após a publicidade

Na avaliação de Scherer, o fato de a inflação estar sob controle permite que as taxas de juros caiam "consideravelmente" nos empréstimos a longo prazo. Hoje, essas taxas giram em torno de 4% no Pronaf Custeio e de 3% no Pronaf Investimento. A redução, acrescentou, é "imprescindível" para que os pequenos agricultores possam investir na produção e tenham como pagar as parcelas do financiamento.

Ele também afirmou que que o governo lançará duas linhas de crédito: Pronaf Agro-florestal e Pronaf Energias Renováveis. A informação não foi oficialmente confirmada.

continua após a publicidade

A primeira teria como objetivo incentivar a produção de diversos tipos de culturas em consórcio com o reflorestamento, enquanto a segunda incentivaria os pequenos produtores a se inserirem na produção de etanol e de biocombustíveis.