Plano de ações reduz em 51% o número de processos represados no INSS

São Paulo – O Plano de Ações Prioritárias, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), analisou mais da metade dos processos represados em todo o país. Lançado há 36 dias, o plano tem o objetivo de acabar com o estoque de processos de benefícios, reduzir o tempo de espera entre o agendamento eletrônico nas agências e o atendimento e acabar com as filas que ainda existem nas agências antes do horário de atendimento.

De acordo com os dados divulgados pelo ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, os trabalhos foram iniciados com 353.417 processos represados em todo o país. Desse total, 181.253 (51%) foram analisados entre 6 de agosto e 10 de setembro. Desses, 159.641 requerimentos iniciais foram solucionados e o restante 21.612 processos analisados eram recursos (9%) e revisões (3%).

?Estamos caminhando a passos largos para eliminar totalmente o estoque de requerimentos iniciais, que era de 470 mil em março deste ano, e até o final do ano certamente vamos eliminar totalmente esse estoque. Isso dará condições de mais agilidade para atuar no cotidiano e responder mais rapidamente os processos. Nós estamos atingindo as metas do território nacional?, afirmou Marinho.

Os dados revelam que depois do lançamento do plano o tempo médio de concessão de aposentadorias em 43,61% das agências da Previdência Social de todo o país é de 30 dias. Antes do plano ser lançado, esse tempo era de 68 dias. As pensões estão sendo concedidas em até 30 dias em 70% das agências do país inteiro.

Apesar desse resultado o tempo de concessão de aposentadorias em São Paulo continua sendo de 125 dias, o que se acordo com o ministro ocorre porque a demanda no eixo Rio de Janeiro-São Paulo é equivalente a 60% nacional da demanda de novos requerimentos.

Segundo os dados dos INSS, dos 137.833 processos represados em São Paulo, 74.205 (74%) foram resolvidos. No Rio de Janeiro dos 39.000, foram resolvidos 19.024 (49%). ?Nós temos 21% dos servidores em São Paulo, isso dá uma distorção para atingir igualmente em todo o território nacional, mas nós estamos melhorando o desempenho em todo o país inclusive em São Paulo, onde temos várias metas atingidas?.

Segundo o ministro, o INSS está avaliando detalhadamente 54 agências do Rio de Janeiro e de São paulo para descobrir a razão da existência de filas residuais, orientar e informar a população sobre os serviços do INSS e divulgar os canais de acesso como site www.previdencia.gov.br e a central telefônica 135, nos quais são prestadas todas as informações ao cidadão.

Marinho explicou que dos 8.491 servidores de todo o país inscritos nos cursos de capacitação do plano, 4.304 já foram qualificados. Em São Paulo a meta é a de capacitar 1.673 servidores, dos quais 594 já passaram pelo treinamento. No Rio de Janeiro, dos 381 servidores inscritos, 93 já passaram pelos cursos. ?Estamos qualificando os servidores em  legislação, interpretação da legislação, em como fazer a concessão de benefício de forma segura e de forma que as pessoas possam ter facilitado o acesso ao benefício na medida em que tenham o direito?.

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