Em rota de colisão com o governo, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Guilherme Schymura, foi destituído do cargo. Decreto assinado ontem à noite pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que será publicado hoje no ?Diário Oficial? da União (DOU), nomeia o atual secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Pedro Jaime Ziller, como conselheiro e presidente da Anatel. O decreto deverá definir um mandato de apenas um ano para Ziller.
A troca de comando na agência, depois de um ano de trombadas entre Schymura e o Ministério das Comunicações, é uma vitória do grupo do ministro Miro Teixeira. A crise, agravada nas últimas 48 horas, não se resumia a uma questão técnica: escancarava a divergência entre a equipe econômica, que defende menor intervenção sobre as agências reguladoras, e os articuladores políticos de Lula, favoráveis a um controle maior.
A decisão de trocar Schymura, tomada anteontem, só não havia sido executada até agora por uma questão jurídica. Tudo porque ele tem mandato de conselheiro, aprovado pelo Senado, até novembro de 2005.