O PFL do Maranhão oficializou o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial. A declaração de apoio foi dada pelo presidente regional do PFL do Maranhão, deputado federal José Sarney Filho, em reunião com a bancada estadual eleita do partido. Ele descartou a possibilidade de trabalhar pela candidatura de José Serra (PSDB), como orientou a direção nacional do PFL.

No primeiro turno, as principais lideranças do partido no Maranhão declararam voto para Lula, inclusive o próprio Sarney Filho e sua irmã, a senadora eleita Roseana Sarney. Os santinhos do candidato ao governo do Estado, José Reinaldo Tavares, pediam voto para o candidato petista à Presidência. Mas o apoio não chegou a ser oficializado como decisão de partido. O apoio a José Serra, que chegou a ser cogitado em maio foi vetado pessoalmente por Roseana Sarney, que atribui ao tucano a responsabilidade pelo fim do projeto de sua candidatura a presidente.

No Maranhão Lula foi o presidenciável mais votado, com 843.132 votos, o que representa 40,88% dos votos válidos. José Serra teve apenas 12,05% dos votos maranhenses.

Hoje, o presidente regional do PMDB, Remi Ribeiro, também disse que as principais lideranças do partido, como o senador João Alberto de Sousa, estão orientando seus eleitores que votem em Lula. Mas informou que o partido não se posicionará oficialmente  respeitando a coligação nacional com o PSDB. A vice de José Serra, Rita Camata, é do PMDB.

continua após a publicidade

continua após a publicidade