PF prende quadrilha especializada em roubo de cargas no Rio

Treze pessoas foram presas nesta sexta-feira, 21, pela Polícia Federal no Rio e em quatro municípios da Região Metropolitana acusadas de integrar uma quadrilha especializada em roubo de cargas que movimentava cerca de R$ 500 mil por mês. Às 18 horas desta sexta, uma pessoa (a 14ª acusada) continuava foragida.

Segundo a Polícia Federal, os ladrões rastreavam caminhões que transportavam produtos do interesse da quadrilha e interceptavam os veículos, principalmente em rodovias. Fortemente armado, o bando rendia o motorista e normalmente o mantinha refém enquanto investigava a carga. Quando confirmavam se tratar de produtos de seu interesse, os bandidos fugiam com o veículo e a carga. Houve casos em que a carga não correspondeu à expectativa do grupo, que então libertou o motorista e permitiu que ele seguisse com os produtos. As cargas roubadas eram armazenadas em um imóvel alugado.

A PF identificou empresários que comercializam automóveis na Região Metropolitana do Rio e que ajudavam os ladrões, oferecendo os carros usados para os crimes. Outros empresários, em conluio com os ladrões, compravam as mercadorias roubadas, pagando valor inferior, e as revendiam em seus estabelecimentos comerciais. Entre os presos não há empresários, mas apenas responsáveis pelos roubos. Eles vão responder por associação criminosa e roubo qualificado. Os empresários que compravam os produtos roubados vão responder por associação criminosa e receptação.

A quadrilha roubou cargas de roupas, chocolates, bebidas, autopeças e produtos farmacêuticos, entre outros. Todos eram produtos bastante consumidos, o que facilitava sua venda.

A operação da PF, chamada Roubo e Venda, foi realizada no Rio, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Mesquita, e teve apoio da Secretaria Estadual de Fazenda e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo