A Polícia Federal prendeu hoje 32 duas pessoas na Operação Matriz, contra o tráfico internacional de drogas, em Caxias do Sul (RS). Foram expedidos 41 mandados de prisão preventiva, dos quais 32 foram cumpridos até as 11h, e 41 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Paraguai. Mais de 250 policiais participam da ação.
As investigações tiveram início há cerca de um ano, e contaram com a cooperação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. Foi descoberto que um importante traficante brasileiro preso no Paraguai articulava o tráfico mensal de meia tonelada de pasta de cocaína para os Estados brasileiros.
O transporte era feito em veículos e pequenos aviões, que arremessavam pacotes com a cocaína. A Polícia Federal conseguiu interceptar um dos lançamentos em julho deste ano e apreender 61 kg da droga. O traficante que comanda o grupo está preso por lavagem de dinheiro desde 1994, quando foi detido em Balneário de Camboriú, em Santa Catarina. Sua extradição já foi solicitada pelo governo brasileiro.