PF prende 12 suspeitos de falsificar dinheiro no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal desarticulou nesta quarta-feira (24) uma quadrilha especializada na falsificação de dinheiro em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Na operação, denominada Esfinge, 95 policiais prenderam 12 suspeitos e recolheram impressoras, computadores, prensas e guilhotinas em Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Sapiranga e Cachoeirinha. Uma estimativa preliminar da Polícia Federal indica que o grupo distribuiu cerca de R$ 1 milhão em notas falsificadas.

As cédulas se espalharam por todo o País a partir da região metropolitana de Porto Alegre. Mas o delegado Fabrício Argenta acredita que muitas notas fabricadas pelo grupo ainda estejam em circulação e, pela qualidade que têm, podem enganar a população. O portador de dinheiro que quiser ficar seguro deve verificar se as cédulas que recebeu contém todos os itens de segurança colocados nas notas verdadeiras, como marca d’água, serrilhas, qualidade do papel e imagem latente.

A investigação começou em julho, como um dos desdobramentos da Operação Patrimônio, que prendeu suspeitos de roubo e clonagem de veículos em setembro. Os acusados serão indiciados pelos crimes de falsificação de moeda e formação de quadrilha e, se forem processados e condenados, podem pegar penas de 18 anos de reclusão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo