PF faz dossiê sobre traficante solto por engano

A Polícia Federal (PF) encaminhou na quinta-feira (16) ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) um completo dossiê sobre o caso envolvendo o traficante Fernando Henrique Pereira de Sousa, de 27 anos, o Zóio. Preso pela PF em setembro, sob a acusação de porte de explosivos e ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), o criminoso foi posto em liberdade na madrugada de quarta, após uma confusão na entrega do mandado de prisão preventiva.

Quinta, o juiz Davi Capelatto, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), já havia determinado a instauração de inquérito no Departamento Estadual de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), da Polícia Civil, sobre suposta prevaricação. Em seu despacho, o magistrado diz que “não houve falha funcional de nenhum servidor do Dipo” e respondeu à PF, afirmando que o TJ proíbe os oficiais de Justiça de entregar mandados de prisão. Capelatto afirma que houve falha de quem não “disponibilizou nenhum número de fax para que a prisão preventiva fosse comunicada eficazmente”.

Sousa estava preso na Superintendência da PF em São Paulo, na Lapa, zona oeste, desde 15 de setembro. Condenado por tráfico de drogas, ele também é suspeito de participação no plano para derrubar a muralha da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, para resgatar presos do PCC. Segundo a versão da Justiça paulista, funcionários do Dipo encaminharam dois fax para a PF, a fim de comunicar sobre o pedido de prisão preventiva. Também tentaram contatar os federais por meio de três telefones, mas nenhum deles atendia.

A PF, por sua vez, diz que cobrou uma resposta da Justiça o dia todo e só encontrou o fax às 4 horas de ontem, após expirar o prazo da prisão temporária (30 dias) do traficante. Sem saber da decisão judicial até a meia-noite de anteontem, os policiais federais de plantão acabaram libertando o acusado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna