A Polícia Federal afirmou nesta manhã que foram emitidos 11.601 passaportes com erros nos chips para identificação do cidadão brasileiro. Os documentos foram feitos entre 2 de março e 6 de abril. Metade dos documentos já foram trocados. A lista dos passaportes com problema está disponível no site www.dpf.gov.br.
De acordo com a PF, responsável pela emissão dos passaportes, o erro ocorreu devido a um problema no programa eletrônico da Casa da Moeda. O motivo ainda está sendo apurado. Os donos dos passaportes com defeito estão sendo avisados para fazer a troca nos locais onde os documentos foram emitidos.
Ainda de acordo com a PF, as embaixadas foram avisadas do problema e, portanto, o defeito no documento não impede viagens ao exterior. A polícia não informou o prazo para a finalização das trocas, mas disse que os cidadãos lesados não terão custos adicionais.
O novo passaporte eletrônico, que começou a ser emitido a partir de dezembro de 2010, tem como principal característica um chip inserido na sua capa. Neste chip constam dados pessoais e informações biométricas do portador (fotografia e impressões digitais). Os equipamentos instalados nos postos de fiscalização da PF em aeroportos, portos e fronteiras terrestres estão preparados para a leitura automática do dispositivo.