Taubaté , SP
(AE) – A Polícia Federal apreendeu quinta-feira à noite 450 kg de maconha, em um caminhão, na Rodovia Presidente Dutra, em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. A droga estava embutida em móveis, feitos em Maringá, segundo a PF, especialmente para servir como embalagem para a droga. Em sofás, cômodas, armários, gavetas e mesas havia 371 pacotes de maconha. Três pessoas foram presas. Além da mobília, o motorista do caminhão de mudanças, Charles Dourado Dantes Nunes, de 25 anos, levava a mulher e dois filhos para despistar a polícia. “É uma quadrilha de crime organizado, não formada por amadores”, afirmou o delegado responsável pela apreensão, Marcos Vinícius Deneno.A apreensão aconteceu no momento em que o motorista se preparava para entregar a droga a dois homens. O flagrante foi em um posto de gasolina, no km 101, da Dutra, em Pindamonhangaba. Michel Godoy Campelo, 22, e Adalto Cundari Júnior, 43, haviam encomendado a maconha para abastecer a região. O flagrante aconteceu às 20h30, mas a droga só chegou à sede da Polícia Federal em São José dos Campos depois das 23h.
Reboque
O caminhão apreendido quebrou na Dutra e precisou ser rebocado, sob forte escolta policial. A PF não tem dúvidas de que se trata de tráfico internacional de drogas. “Há muitas outras pessoas envolvidas, que estamos investigando, inclusive de fora do País”.
Esta foi a segunda grande apreensão de drogas, em menos de uma semana, no Vale do Paraíba. Na quarta-feira, 37 quilos de cocaína pura foram encontrados no fundo falso de um carro, que saíra de Campinas (SP) e entregaria a droga em Ubatuba, no litoral norte paulista. Deneno informou que não há ligação entre os dois casos.