O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou nesta segunda-feira (12) que o valor contido no plano de investimentos da estatal, de US$ 50 bilhões, deverá ser revisto este ano, principalmente devido à entrada dos projetos de desenvolvimento da produção na camada pré-sal. "Estes investimentos são o mínimo que seriam aplicados" disse.
Gabrielli, no entanto, não antecipou qual o novo volume a ser investido no âmbito do plano estratégico da companhia. A programação de US$ 50 milhões foi anunciada em agosto do ano passado.
O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram no subsolo do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros, em lâmina d?água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros de profundidade e soterramento (área do subsolo marinho que terá de ser perfurada) entre 3 mil e 4 mil metros. Nesta região está o megacampo de Tupi e as reservas de Carioc.
Gabrielli participou da cerimônia de lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio.
