A Petrobras firmou um acordo de compartilhamento e desenvolvimento de novas tecnologias de exploração e produção com a empresa norueguesa StatoilHydro. O acordo permitirá que ambas as companhias aperfeiçoem suas técnicas de operação em águas profundas, processamento de óleo e gás, acompanhamento à distância da produção por meios digitais, entre outras. O acordo terá a duração de cinco anos.

continua após a publicidade

Em nota, a Petrobras diz que as duas empresas fazem parte da vanguarda mundial em tecnologias de exploração e produção em águas profundas. "Elas pretendem trabalhar em cooperação para superar os desafios dessas atividades, que vem se tornando cada vez maiores como, por exemplo, a perfuração marítima em grandes profundidades e a necessidade de aumento do fator de recuperação dos reservatórios de petróleo, ou seja, como extrair mais óleo e gás dos campos de produção.

O acordo assinado dá continuidade aos anteriores que a Petrobras vinha mantendo com a Statoil e a Norsk Hydro em separado. Com a fusão das duas empresas, ocorrida em outubro, a Petrobras manteve o compartilhamento de tecnologias com a nova companhia.

continua após a publicidade