Petrobras estudará extração de óleo de rochas nos EUA

A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (9) que vai realizar estudos conjuntos de viabilidade para o desenvolvimento de rochas betuminosas geradoras de óleo, no Estado de Utah, nos Estados Unidos. A parceria será desenvolvida com a Oil Shale Exploration Company (Osec) e com a empresa japonesa de investimentos Mitsui.

Segundo nota divulgada ao mercado, a estatal informou que realizará um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental testando o processo Petrosix, tecnologia patenteada pela companhia para extração de óleo de rochas betuminosas, em terras pertencentes a ou arrendadas pela Osec em Utah. A Mitsui, por sua vez, fornecerá serviços de consultoria para o gerenciamento e realização do projeto. Segundo o contrato, com base no resultado do estudo de viabilidade, a Petrobras e a Mitsui terão o direito de adquirir uma participação de 10% a 20% cada no projeto da Osec.

O projeto engloba o arrendamento de uma propriedade, onde há a incidência de rochas betuminosas, pertencente ao "Bureau of Land Management" (BLM, ou Departamento de Gerenciamento de Terras). Nessa região, serão realizados a pesquisa, o desenvolvimento e a demonstração dessas rochas.

Segundo a Petrobras, também fará parte dos estudos uma área recém-adquirida pela Osec de mais de 22 mil acres de propriedade particular de xisto na Bacia do Rio Green, em Utah. Entre terras arrendadas e próprias, a Osec tem direitos sobre mais de 30 mil acres de propriedade de rochas betuminosas, tendo uma base de recursos já descobertos na faixa de 3 bilhões de barris, segundo estimativas da Norwest Corporation.

A experiência da Petrobras na produção de rochas betuminosas, e da Mitsui com recursos naturais e matérias-primas (commodities), além do desenvolvimento de rochas betuminosas pela Osec em Utah desde 2005, têm, segundo a nota da empresa, potencial para demonstrar e desenvolver o maior recurso ainda não explorado de energia nos EUA. Esse país contém reservas suficientes para suprir a demanda atual de energia local pelos próximos 100 anos.

A tecnologia de extração de óleo de rochas betuminosas, conhecida como Petrosix, foi desenvolvida pela Petrobras e já acumula mais de 30 anos de operação comercial de sucesso na unidade da Petrobras em São Mateus do Sul, Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo