A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (9) que vai realizar estudos conjuntos de viabilidade para o desenvolvimento de rochas betuminosas geradoras de óleo, no Estado de Utah, nos Estados Unidos. A parceria será desenvolvida com a Oil Shale Exploration Company (Osec) e com a empresa japonesa de investimentos Mitsui.
Segundo nota divulgada ao mercado, a estatal informou que realizará um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental testando o processo Petrosix, tecnologia patenteada pela companhia para extração de óleo de rochas betuminosas, em terras pertencentes a ou arrendadas pela Osec em Utah. A Mitsui, por sua vez, fornecerá serviços de consultoria para o gerenciamento e realização do projeto. Segundo o contrato, com base no resultado do estudo de viabilidade, a Petrobras e a Mitsui terão o direito de adquirir uma participação de 10% a 20% cada no projeto da Osec.
O projeto engloba o arrendamento de uma propriedade, onde há a incidência de rochas betuminosas, pertencente ao "Bureau of Land Management" (BLM, ou Departamento de Gerenciamento de Terras). Nessa região, serão realizados a pesquisa, o desenvolvimento e a demonstração dessas rochas.
Segundo a Petrobras, também fará parte dos estudos uma área recém-adquirida pela Osec de mais de 22 mil acres de propriedade particular de xisto na Bacia do Rio Green, em Utah. Entre terras arrendadas e próprias, a Osec tem direitos sobre mais de 30 mil acres de propriedade de rochas betuminosas, tendo uma base de recursos já descobertos na faixa de 3 bilhões de barris, segundo estimativas da Norwest Corporation.
A experiência da Petrobras na produção de rochas betuminosas, e da Mitsui com recursos naturais e matérias-primas (commodities), além do desenvolvimento de rochas betuminosas pela Osec em Utah desde 2005, têm, segundo a nota da empresa, potencial para demonstrar e desenvolver o maior recurso ainda não explorado de energia nos EUA. Esse país contém reservas suficientes para suprir a demanda atual de energia local pelos próximos 100 anos.
A tecnologia de extração de óleo de rochas betuminosas, conhecida como Petrosix, foi desenvolvida pela Petrobras e já acumula mais de 30 anos de operação comercial de sucesso na unidade da Petrobras em São Mateus do Sul, Paraná.