A Petrobras vai estabelecer parceria com a portuguesa Galp Energia para a produção anual de 600 mil toneladas de óleo vegetal, segundo o presidente da Petrogal, subsidiária da companhia no Brasil, Ricardo Peixoto. Ele participou nesta quarta-feira (16), no Fórum Portugal 2008, que se realiza no Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

A Galp já é parceira da Petrobras na exploração de petróleo. Ela tem 10% do bloco de Tupi, 20% de Júpiter, 20% de Caramba e 14% de Bem-te-vi, todos na Bacia de Santos.

Segundo o executivo, se o acordo for fechado, parte da produção será transportada para Portugal, onde servirá de matéria-prima para a produção de biodiesel. O combustível será distribuído na península ibérica.

Peixoto não detalhou qual seria o volume de investimentos que poderiam ser realizados no
Brasil, apenas o montante negociado como "importante" e disse que os recursos serão direcionados à pesquisa e aos meios de produção e, não, a novas plantas industriais. Desde que a companhia chegou ao Brasil, em 1999, já foram investidos US$ 170 milhões.

continua após a publicidade

"Já existem alguns memorandos de entendimento assinados com a Petrobras e com o governo brasileiro. Estamos em fase final de negociação em um grande acordo. Deverá ser criada uma joint venture para isso", destacou ele.

De acordo com Ricardo Peixoto, existe uma determinação da União Européia para que sejam adicionados 5,75% de biodiesel ao diesel tradicional até 2011.

continua após a publicidade