A Petrobras anunciou na última quinta-feira (7) mais uma descoberta de petróleo no litoral do Espírito Santo, região que se tornou uma das principais apostas da companhia para os próximos anos. Desta vez a empresa encontrou um reservatório de petróleo leve (com melhor valor de venda no mercado internacional) na área do antigo bloco BC-60, onde já descobriu o chamado Parque das Baleias, que inclui o campo de Jubarte, já em produção.
A empresa não detalha os volumes existentes no novo reservatório alegando que novos testes serão necessários. Em comunicado distribuído ao mercado, disse apenas que trata-se de um reservatório com 60 metros de espessura, a uma profundidade final de 4,7 mil metros. O poço descobridor produziu uma média de 1,25 mil barris por dia, o que, na avaliação da estatal, "confirma a potencialidade deste intervalo produtor".
O reservatório foi encontrado na área do campo de Pirambu, cuja existência foi confirmada no fim do ano passado, e está abaixo da camada de sal que separa a rocha geradora do petróleo brasileiro das reservas conhecidas atualmente no Brasil. A busca por petróleo no pré-sal é recente no País e, segundo especialistas, pode confirmar a existência de grandes volumes de reservas no futuro.
O petróleo descoberto no Espírito Santo tem 29º API (medida internacional de qualidade). Segundo essa classificação, quanto mais perto dos 50º, melhor o óleo. Em comparação, o petróleo de Marlim, o maior campo brasileiro, está em torno dos 17º API. Já o Brent, comercializado em Londres e referência internacional de preços, gira em torno dos 35º API.
Ao lado do gás natural, a busca por petróleo leve tornou-se prioridade na estatal, uma vez que o pesado óleo produzido até agora na Bacia de Campos não produz o perfil de combustíveis mais adequado ao mercado brasileiro. Por isso, a companhia é obrigada a importar petróleo mais caro do que exporta. No primeiro trimestre, por exemplo, a diferença entre o preço do petróleo nacional e a cotação do Brent ficou em torno dos US$ 10 por barril.
O campo de Pirambu está localizado a cerca de 125 quilômetros ao sul de Vitória e faz parte da porção norte da Bacia de Campos. Há um mês, a Petrobras havia anunciado uma descoberta de gás natural no litoral capixaba, ao norte de Vitória, no campo de Camarupim. O reservatório, neste caso, tem 130 metros de espessura e está a uma profundidade final de 3,3 mil metros.
Assim como Pirambu, Camarumpim teve sua viabilidade comprovada junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) no final de 2006. No primeiro, porém, a Petrobras tem 100% da concessão, ao passo que neste último há 35% do projeto com a norte-americana El Paso.