A Petrobras informou, em comunicado, a conclusão de acordo para a compra de 87,5% de participação societária na refinaria japonesa Nansei Sekiyu. A compra foi feita em parceria com a TonenGeneral, subsidiária da petrolífera americana ExxonMobil. O valor aproximado do negócio é de US$ 50 milhões e, segundo a estatal brasileira, "representa um marco muito importante para a Petrobras que, pela primeira vez, entra na Ásia em operações de refino".

continua após a publicidade

Segundo a Petrobras, a Nansei Sekiyu tem ainda como acionista a Sumitomo Corporation, que permanecerá com 12,5% das ações da empresa, em sociedade com a Petrobras.

A Nansei Sekiyu possui uma refinaria com capacidade de processar 100 mil barris de petróleo leve por dia. Segundo a Petrobras, a Nansei também conta com "um terminal de petróleo e derivados para armazenamento de 9,6 milhões de barris, três píeres com potencial para receber navios de produtos de até 97 mil expoente de carga ou tonelagem (deadweight tonnage, dwt) e uma monobóia para navios Very Large Crude Carrier (VLCC) de até 280 mil dwt".

A estatal esclareceu ainda que está prevista a utilização da capacidade do terminal para impulsionar a negociação de biocombustíveis no Japão, e no mercado asiático.

continua após a publicidade