A Petrobras programa para 2011 a inauguração de uma primeira planta semi-industrial de produção de etanol a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A idéia é de que essa planta processe 10 toneladas de bagaço a cada 32 horas. Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio, onde está instalada a planta piloto deste tipo de tecnologia, responsável por processar apenas 10 quilos de bagaço.

continua após a publicidade

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25) na sede da empresa no Rio, o gerente executivo do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu da Costa Fraga, afirmou que a idéia é que a planta piloto leve a uma redução do custo de produção neste processo que marca a segunda geração do biocombustível.

"Na primeira geração tivemos o combustível gerado a partir de produtos agrícolas. Agora teremos o biocombustível produzido a partir de resíduos industriais e a idéia é quem, como o custo da matéria-prima é menor, conseguiremos reduzir também o custo final do produto, até que ele seja pelo menos idêntico ao do etanol proveniente da cana hoje", disse o executivo, admitindo, no entanto, que o custo atual é superior, inclusive ao álcool produzido a partir do milho.

continua após a publicidade