A Petrobras divulgou na segunda-feira (26), por meio de nota oficial, a descoberta de petróleo e gás natural em águas ultraprofundas na parte americana do Golfo do México. A descoberta foi feita no poço Stones nº 3, perfurado pela Shell, operadora do novo campo. A empresa norte-americana desenvolvia trabalhos de avaliação da área, localizada no Quadrante Walker Ridge, ao encontrar a reserva.
Segundo a estatal brasileira, a Shell participa do consórcio com 35% e a Petrobras por meio de sua subsidiária Petrobras America – tem participação de 25%. Os demais parceiros são a Marathon e a petrolífera italiana ENI, com 25% e 15%, respectivamente.
Na avaliação da Petrobras, a descoberta confirma o potencial para significativas reservas de petróleo nestes tipos de reservatórios da área do Golfo do México, onde a estatal brasileira opera os campos de Cascade e Chinook ambos em fase de desenvolvimento da produção e de construção das instalações. Na nota, a empresa informa ainda que detém a participação, na mesma área, de mais 25% no campo de Saint Malo. Esse campo é operado pela Chevron e que encontra-se em fase de perfuração exploratória para avaliação e extensão, e de estudos para seleção do projeto de desenvolvimento da produção.