São Paulo – Duas pesquisas divulgadas ontem apontam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) muito perto de uma vitória amanhã, no primeiro turno das eleições presidenciais. Pesquisa divulgada pela revista Isto É, feita pelo Instituto Toledo&Associados, entre os dias 27 de setembro e 1.º desde mês mostram Lula com 46,3% dos votos, contra 44,5% de todos os seus adversários.

Foram ouvidas 2.202 pessoas e a margem de erro é de 2,09 pontos percentuais. Até que todos os votos sejam apurados, duas perguntas ficarão no ar: Lula ganhará no primeiro turno? Se houver segunda rodada, quem vai com o petista? A vaga restante pode ser ocupada tanto por José Serra (PSDB) quanto por Anthony Garotinho (PSB), que têm, respectivamente, 17,6% e 14,8%. Para Serra e Garotinho, agora é torcer. O senador espera que o candidato do PSB tire votos de Lula e garanta o segundo turno, mas sem ultrapassá-lo. O ex-governador do Rio tem uma missão mais difícil: passar Serra.

A possibilidade de Lula vencer no primeiro turno vem sendo considerada até no Exterior. Nos dias que antecederam a votação, representantes de embaixadas de vários países ligaram para o comitê de Lula para saber em qual telefone ele será localizado amanhã, para ser cumprimentado por presidentes e embaixadores em caso de vitória. Apesar do clima positivo, Lula garante que está pronto para encarar um segundo turno: “Estou preparado para jogar dois tempos. Estou que nem a Seleção Brasileira, preparado para a prorrogação”, disse o petista.

Os tucanos mais otimistas também já falam em buscar novos aliados, garantindo que estarão no segundo turno. O presidente do PSDB, José Aníbal, espera até mesmo receber o apoio do ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, que abandonou a nau tucana para entrar na de Ciro Gomes (PPS) e agora prefere a abstenção.

Já o quarto nome desta corrida eleitoral, Ciro Gomes (PPS), foi do céu ao inferno em algumas semanas. A presentes campanha presidencial, a segunda do ex-governador do Ceará, foi seu purgatório. Depois de ser alçado ao paraíso pelos indecisos de plantão e, em julho, empatar com Lula, o candidato caiu vertiginosamente e hoje tem 11,3%. Na última semana antes da eleição, Ciro perdeu os pontos que faltavam para obter o mesmo porcentual de votos que teve em 1998.

Outra pesquisa também divulgada ontem pela Unidade de Pesquisas (UP), revela que Lula em São Paulo está com 48 8% dos votos nominais válidos. O levantamento da UP, que mapeia a intenção de voto para a Presidência da República no Estado de São Paulo, foi realizado antes do debate dos presidenciáveis da “Globo” e mostra que Lula tem 43,9% das intenções de voto no Estado, José Serra (PSDB) tem 20,8%, Anthony Garotinho tem 12,3% e Ciro Gomes 12,2%. Na pesquisa anterior, divulgada pela UP no dia 1º deste mês, Lula tinha 43,1%, Serra 21,6%, Ciro 12,7% e Garotinho 11 6%. O número de entrevistas realizadas pela empresa foi de 1.200 entre eleitores maiores de 16 anos e residentes na capital e mais de 47 municípios do Estado de São Paulo. O período de realização foi de 28 de setembro ao dia 2 deste mês e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade