O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está mais perto de vencer a eleição ainda no primeiro turno, segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada hoje. Nenhum candidato apresentou movimentação fora da margem de erro, de 2 pontos porcentuais, e Lula foi o único que teve uma oscilação positiva: passou de 44% para 45%.

José Serra (PSDB) se manteve com 19% e Anthony Garotinho (PSB) continuou com 15%. Ciro Gomes (PPS) manteve a tendência de queda pela quinta rodada consecutiva, caindo de 13% para 11%. José Maria de Almeida (PSTU) tem 1%. Os votos em branco e nulos somam 3% e 5% dos eleitores estão indecisos.

Com esse resultado, Lula tem 49% dos votos válidos soma de todos os votos menos os em branco e nulos. Para se eleger no primeiro turno, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um voto. Na semana passada, Lula tinha 48% dos votos válidos, segundo o instituto. Serra tem hoje 21% dos votos válidos; Garotinho, 16%, e Ciro, 12%.

Segundo a analista de pesquisas eleitorais e consultora do Grupo Estado, Fátima Pacheco Jordão, para que se possa afirmar seguramente que não haverá segundo turno é necessário que o primeiro colocado nas pesquisas atinja cerca de 52% dos votos válidos. ?Tecnicamente, ele precisa ter uns 52% dos votos válidos para garantir que não haverá segundo turno. Mas, pela tendência, ele está no caminho de vencer no primeiro turno.? Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os seus adversários.

Se a disputa fosse com Serra ou com Garotinho, o petista ganharia por 57% a 35%. Com Ciro, a folga seria maior: 58% a 32%.

Numa eventual disputa entre Serra e Garotinho, haveria um empate técnico, com vantagem para o ex-governador do Rio: 44% a 41%.

Para Fátima, a simulação entre Garotinho e Serra mostra uma fragilização na campanha tucana em relação ao adversário. Os dois estão no limite do empate técnico no primeiro turno e, segundo a analista, apesar de ser pouco provável um confronto entre os dois, os índices mostram que Serra tem perdido seu potencial de voto enquanto Garotinho aumentou. Na semana passada  Serra teria 43% e Garotinho, 42%.

Além disso, Serra tem a maior taxa de rejeição: 35% dos eleitores dizem que não votariam nele. Em seguida vem Ciro, com 33%. Lula e Garotinho têm o menor índice: 27%.

Por região – A única região em que Lula ainda não atinge 50% dos votos válidos é a Sudeste, onde tem 48%. Seu melhor desempenho é no Sul, com 53% dos votos válidos. No Nordeste e Norte/Centro-Oeste ele tem 50%.

Já Serra tem 21% no Sudeste, 24% no Sul, 18% no Nordeste e 22% no Norte/Centro-Oeste. Garotinho apresenta seu melhor índice no Sudeste: 20% (no Rio, ele chega a 39%, ficando empatado tecnicamente com Lula, que tem 42%). No Norte/Centro-Oeste e no Nordeste ele tem 14% e no Sul, 12%. Ciro tem 10% no Sul e no Sudeste, 14% no Norte/Centro-Oeste e o melhor índice no Nordeste: 17%, sempre referindo-se aos votos válidos.

O pior desempenho de Lula continua sendo entre as mulheres. No eleitorado feminino, ele recebe 43% dos votos válidos, enquanto entre homens ele tem 55%. ?Lula tem tentado se comunicar fortemente com as mulheres em sua campanha?, diz Fátima. ?O clipe com a Maria Betânia e a abordagem da questão da escola pelo ângulo da usuária, em que ele fala da qualidade do ensino, são exemplos claro disso.? Os demais candidatos, por outro lado, têm mais votos femininos que masculinos. Serra tem 25% de seus votos entre as mulheres e 17% entre os homens. Garotinho tem 18% entre mulheres e 15% entre homens e Ciro, 13% no eleitorado feminino e 12% no masculino.

A pesquisa foi feita na quinta e na sexta-feira, com 6.040 entrevistas em 337 municípios de todo o País.

continua após a publicidade

continua após a publicidade