O governo do Rio Grande do Sul informou que o estado enviará de 15 a 20 pediatras ao Rio de Janeiro para ajudar no combate dengue no estado. O auxílio já atende a parte do pedido feito nesta segunda-feira (31) pelo secretário estadual de Saúde, Sergio Côrtes, ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Côrtes fez um apelo para que pediatras de outros estados fossem encaminhados ao Rio para ajudar no atendimento de crianças com dengue. De acordo com ele, o estado precisa de pelo menos 154 pediatras.

continua após a publicidade

Segundo Côrtes, há um déficit de especialistas para atender o grande número de crianças com dengue no estado. Os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados na semana passada, apontam que 27 crianças morreram por causa da doença. Além disso mais da metade das 3,2 mil internações no estado eram de menores de 14 anos.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a anunciar o apoio ao Rio. O presidente do Conass, Osmar Terra, também é secretário Estadual de Saúde daquele estado.

Por meio de nota imprensa, o governo gaúcho informou que os pediatras deverão receber instruções nesta sexta-feira (4) e chegar ao Rio de Janeiro no domingo (9). Em 2008, o Rio Grande do Sul não registrou nenhum caso de dengue autóctone, ou seja, contraído no próprio estado.

continua após a publicidade