Pecuaristas pedem prazo maior para auditoria em fazendas

Pecuaristas do Mato Grosso pediram nesta quarta-feira (9) ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para que seja prorrogado de 31 de janeiro para 15 de março, o prazo para envio da lista das propriedades auditadas pelas regras do Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Pecuária Bovina e Bubalina) para a União Européia (UE). O procedimento é uma exigência da UE para a exportação da carne bovina brasileira para o bloco.

De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Marcos Montes (DEM-MG), o governo propôs enviar uma lista com todas as propriedades auditadas até o dia 31 de janeiro para em seguida, até março, enviar uma lista suplementar. "Os pecuaristas não querem ficar de fora e, se certificados, querem a garantia de poderem participar das exportações mesmo depois do prazo", disse Montes.

O deputado disse que o secretário de Defesa Agropecuária, Inacio Kroetz, informou que as certificações começam a ser feitas nesta semana pelas defesas agropecuárias estaduais. Montes criticou certificação feita por empresas privadas, que, de acordo com ele "não cumpriram seu papel".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo