São Paulo – A principal reclamação dos passageiros que ficam nos aeroportos com os vôos atrasados é a falta de informações precisas sobre horários de decolagens. As regras da aviação civil apontam que é atribuição da Aeronáutica avisar as companhias aéreas sobre os problemas técnicos relacionados a vôos.
No caso de problemas com o espaço aéreo ou controladores de vôo, por exemplo, a Aeronáutica comunica as empresas, que têm o dever de informar seus passageiros. Já as companhias aéreas são responsáveis pelo embarque e desembarque dos passageiros. Mas não é isso que acontece. Muitas vezes, passageiros ficam nas filas com informações desencontradas.
Foi o caso do funcionário da Petrobras, Gilson Mauro Hiribst, que tinha um vôo marcado de Congonhas, em São Paulo, para Curitiba. "Está difícil, complicado. A gente está com a expectativa, nosso vôo é a 19h10 e tivemos a informação de que provavelmente não vamos sair daqui antes das 23 horas. Nós estamos informados pela imprensa. Estou sabendo que o problema é no Cindacta 1 de Brasília por vocês", disse.
O passageiro disse que tentou se informar por telefone, mas não consiguiu nenhuma previsão certa, somente que havia "confirmação do vôo". "Só fui informado sobre o vôo no terminal. Em princípio o vôo está confirmado, mas a informação que a gente escuta na fila é diferente. Está uma confusão, bastante cansativo. Sexta-feira à tarde, todo mundo querendo ir embora. É dramático", relata.
Segundo a assessoria da Infraero, a estatal é responsável apenas pela infra-estrutura dos aeroportos que administra, ou seja, pista, área de embarque e desembarque, lojas, e que utiliza autofalantes espalhados pelo aeroporto para informar aos passageiros sobre problemas como neblina, chuva ou outros de sua responsabilidade. Os balcões de informação existentes nos terminais servem para prestar informações imediatas sobre telefones das companhias aéreas, problemas no aeroporto e localizações, por exemplo.
A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com as companhias aéreas não houve respostas às questões colocadas sobre o seu atendimento aos passageiros. Somente a empresa TAM afirmou, por meio de sua assessoria, que o telefone de atendimento da empresa presta todas as informações necessárias sobre os vôos.