São Paulo (AE) – Passageiros que foram levados quinta-feira do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, protestaram e invadiram a pista por causa dos atrasos dos vôos na madrugada de ontem.
De acordo com Kassandra Geromel, que deveria ter embarcado para o Rio de Janeiro às 20h30, os passageiros foram levados para Guarulhos por volta de meia-noite. ?Nos colocaram em táxis para irmos para Cumbica. Éramos passageiros de quatro vôos, todos da Gol: um para Porto Alegre e os outros para o Rio. Acho que lotaram uns cem táxis para colocar todo mundo dentro?, conta.
Chegando a Guarulhos, segundo Kassandra, não havia avião. ?Nos deixaram numa salinha de embarque, a sala 17. É uma sala apertada e estava muito calor. Tinha mulher grávida, gente mais velha, criança. Tinha de tudo. E gente passando mal. Mas, naquela hora, uma das portas de embarque ainda estava aberta para a pista do Aeroporto. Até que apareceu um segurança com uma corrente para fechar a porta.
Kassandra disse que as cerca de 400 pessoas que esperavam para embarcar se exaltaram. ?Todo mundo ficou com raiva. A gente já estava sendo muito maltratado e veio o segurança como se a gente fosse bandido?, disse a passageira. Os passageiros impediram que o segurança fechasse a porta e invadiram a pista. ?Então apareceu a polícia.?
Ao lado de Kassandra, estava o engenheiro civil Raphael Mendonça, de 26 anos. Mendonça reclamava que a Gol não havia cumprido uma promessa feita ainda em Congonhas. ?Eles nos mandaram para Cumbica com a promessa de que, chegando aqui, encontraríamos um avião na pista para nos levar ao Rio. Mas chegamos à meia-noite aqui e não encontramos avião nenhum. Só depois das 3h apareceu o avião?, disse.