Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até às 15 horas de ontem, a prestação de contas relativas ao ano de 2006 de 13 dos 28 partidos políticos brasileiros. O número pode ser maior no próximo levantamento, porque o prazo de entrega terminaria às 19 horas.
Três partidos apresentaram suas contas ontem: Partido da República (PR); Partido Social Democrata Cristão (PSDC); e Partido da Mobilização Nacional (PMN). As legendas que não entregarem a contabilidade relativa a 2006 podem ficar sem receberos recursos do fundo partidário, que neste ano somam cerca de R$ 126 milhões.
Na última sexta-feira, dez partidos apresentaram as contas: Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB); Democratas (DEM); Partido do Movimento Democrático Brasileira (PMDB); Partido Progressista (PP); Partido Popular Socialista (PPS); Partido Democrático Trabalhista (PDT); Partido Comunista do Brasil (PCdoB); Partido Verde (PV); Partido Social Cristão (PSC); e Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
O relatório deve conter a relação dos valores recebidos do fundo partidário e a discriminaçãodos gastos desses recursos. Os partidos também devem indicar a origem e o valor de contribuições e doações e a relação detalhada das receitas e despesas da legendaem 2006.
No balancete deve estar especificado, ainda, os gastos de caráter eleitoral, com a indicação e comprovação das despesas com programas no rádio e na televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha.