Partidos avaliam cargos na Mesa

Agência Câmara – A menos de 5 dias da eleição da nova direção da Câmara dos Deputados, os partidos se articulam para a negociação dos cargos e parlamentares trocam de legenda. Ainda não há acordo entre as lideranças partidárias quanto ao critério para a distribuição dos cargos na Mesa Diretora da Câmara. Há entendimento apenas quanto à eleição do deputado João Paulo, do PT, para a Presidência da Câmara e do senador José Sarney para a Presidência do Senado. No caso da distribuição dos cargos para a Mesa da Câmara, alguns partidos defendem que deve valer o resultado das urnas, com as bancadas eleitas em 6 de outubro do ano passado de acordo com o critério da proporcionalidade. Outros entendem que deve prevalecer a bancada do dia 1.º de fevereiro, já contando com os deputados que trocaram de partido.

Para tentar resolver o impasse, o presidente Efraim Morais convocou todos os líderes partidários para uma reunião na quinta-feira. Segundo o presidente, se não houver acordo, terá que prevalecer o Regimento Interno da Casa. “Se houver esse entendimento, ótimo. Não havendo, eu não tenho outro caminho a não ser cumprir o regimento, que permite a formação de blocos. Vamos ter que definir horário para encerrar essa formação de blocos, e mudanças de partido, enfim, tudo aquilo que diz o regimento da Casa. Mas eu estou torcendo para que aconteça o entendimento e nós possamos ter uma transição tranqüila no dia 1.º e no dia 2, quando será eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados”.

Negociações

Até a data da posse dos novos parlamentares, marcada para sábado dia 1.º, muitas negociações ainda vão ocorrer no Legislativo. Na Câmara, sete deputados já oficializaram a mudança de partido junto à Secretaria Geral da Mesa, sendo que seis deles foram para o PTB. São eles: Zequinha Marinho, do Pará, que deixou o PDT; Pedro Fernandes do Maranhão, que saiu do PFL; Jair Bolsonaro que deixou o PPB; Pastor Pedro Ribeiro do Ceará, ex-PL; Pastor Frankembergen, de Roraima, que saiu do PPB; e Antônio Cruz, de Mato Grosso do Sul, que se desligou do PMDB também para integrar os quadros do PTB.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo