Parentes de vítimas da TAM terão audiência com ministro da Defesa

A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAM JJ3054 (Afavitam) irá se reunir em audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, no dia 28 de fevereiro em Brasília. O encontro foi solicitado pelos parentes das vítimas do acidente, ocorrido em julho do ano passado, que matou 199 pessoas. Eles cobram, entre outras questões, a liberação de documentos que estariam de posse da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – que já teriam sido pedidos pela polícia para dar andamento às investigações.

A Afavitam quer também que o ministro explique por que voltou atrás em medidas de segurança para o Aeroporto de Congonhas, que haviam sido anunciadas após a tragédia, como a construção de áreas de escape na pista principal e a proibição de conexões de vôos. Segundo a associação, a recomendação da Airbus é de que o modelo A320, envolvido no acidente, opere apenas em pistas com no mínimo 2.500 metros, com áreas de escape de 240 metros cada uma.

O grupo de familiares está reunido neste final de semana, em São Paulo, pela sexta vez, para tratar destas e de outras questões ligadas às investigações das causas do acidente e ao inquérito policial que apura as responsabilidades pela tragédia.

Neste sábado (16) pela manhã, a associação reuniu-se com a Defensoria Pública e com o Ministério Público, para discutir a criação de uma Câmara de Conciliação, pela qual seriam negociadas extra-judicialmente as indenizações do caso. A criação deste mecanismo está dependendo de um acordo quanto aos parâmetros indenizatórios. A Afavitam quer definir, de antemão, um piso para eventuais indenizações, ao passo que a companhia prefere estabelecer tetos. As conversas contam com a presença do presidente da TAM, David Barioni, que chegou ao local do encontro no fim da manhã.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo