Paraná confirma dois casos de gripe

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na noite de sexta-feira os dois primeiros casos da gripe influenza A (H1N1) no Paraná – também chamada de gripe suína. O primeiro caso é de um homem de 26 anos, empresário e morador de Foz do Iguaçu, na região oeste.

O segundo caso confirmado é de uma mulher de 40 anos, que mora em Curitiba e trabalha como profissional liberal da saúde. “O primeiro paciente foi a Buenos Aires, na Argentina, em 10 de junho, retornando ao Brasil em 15 de junho. Nesta mesma data, ele foi a Brasília, onde, no dia 16, teve febre, tosse, calafrios, dores no corpo e nas articulações, procurando um serviço de saúde”, informou o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin.

O rapaz não cumpriu a determinação de permanecer em Brasília até que saísse o resultado do exame para comprovação da gripe A e voltou a Foz do Iguaçu no dia 18. Durante o voo, ele permaneceu isolado e com máscara. Agora, passa por acompanhamento e está em isolamento domiciliar, devendo permanecer assim por dez dias.

A mulher de 40 anos também esteve em Buenos Aires, retornando ao Brasil no dia 14, e apresentou os sintomas da gripe no dia 15. O serviço de saúde foi procurado no dia 16. “A mulher também está em isolamento domiciliar, assim como uma amiga com a qual ela teve contato e que também apresentou sintomas de gripe. O resultado do exame de H1N1 desta amiga deve ficar pronto até segunda-feira (amanhã)”, disse o secretário.

De acordo com Martin, o aparecimento da gripe suína no Paraná já era esperado há pelo menos duas semanas. A confirmação não deve alterar as ações para evitar novos contágios. “Continuamos fazendo controle em portos e aeroportos, com estrutura de contingenciamento em hospitais e equipes de saúde mobilizadas”, disse.

Além dos dois casos confirmados de H1N1, o Paraná tem 23 casos suspeitos e nove em monitoramento – sete na Região Metropolitana de Curitiba, um na região de Cascavel e um na região de Paranaguá. Até agora, 61 casos já foram descartados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo