Pelo 12º ano consecutivo, um arco-íris vai invadir São Paulo. Uma multidão de turistas e paulistanos deve participar, no dia 25 de maio, da Parada Gay, que tem como tema Homofobia Mata: por um Estado Laico de Fato. Em 2007, o trecho entre a Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, na região central, foi ocupado por 1,8 milhão de pessoas. A previsão da Polícia Militar para esta edição é de que as ruas da cidade recebam público aproximado de 3,5 milhões.

continua após a publicidade

A Parada do Orgulho GLBT de São Paulo é a maior do mundo e o evento que mais traz turistas à cidade – com exceção do ano passado, quando foi superada pela visita do papa Bento XVI. Na ocasião, 240 mil fiéis de outras cidades vieram receber o pontífice, enquanto a parada atraiu 234 mil visitantes.

Nos anos anteriores, a festa do arco-íris superou a Fórmula 1 e o carnaval. O faturamento também é significativo: R$ 135 milhões, atrás apenas do Grande Prêmio de Interlagos, que movimenta R$ 150 milhões. "A Parada cresce cada vez mais, todos os anos. A semana inteira fica cheia de atrações para o público GLBT e isso acaba movimentando muito o turismo", afirma o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho. Ele espera que a rede hoteleira consiga ocupação de 75%, contra 50% em 2007. A festa vai começar às 12 horas, na Avenida Paulista, na frente do prédio da Gazeta, e segue até 19h30, na Praça Roosevelt.

continua após a publicidade