Para Tasso, Ciro ?meteu os pés pelas mãos?

As relações entre o candidato da Frente Trabalhista à Presidência, Ciro Gomes, e o seu padrinho político e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, estão abaladas. Nada que ponha fim à amizade de mais e 20 anos dos dois. Mas Tasso, que disputa uma cadeira pelo PSDB ao Senado, atribui a vertiginosa queda de Ciro Gomes nas pesquisas de intenção de voto à falta de estrutura e de profissionalismo da sua campanha presidencial. Culpa ainda o próprio Ciro de, com seu comportamento destemperado, “ter metido os pés pelas mãos” e de ter dado munição aos adversários.

“Ele (Ciro) pensou o quê? Que ia ser candidato à Presidência e ninguém iria atacá-lo?”, confidenciou o ex-governador a amigos. Tasso é adepto da tese de que Ciro foi muito bombardeado ao longo da campanha, mas critica o seu afilhado político por ter falado “um monte de bobagens”. “O Tasso está frustrado porque o Ciro estava perto de chegar à Presidência e jogou tudo fora”, resumiu um aliado do ex-governador.

“Em um momento como este todos ficam muito sensíveis. Mas o Ciro não pode cobrar nada do Tasso”, observou um outro interlocutor do tucano. O ex-governador funcionou como uma espécie de “fiador” da candidatura de Ciro Gomes. Teve seu nome até ventilado como possível ministro da Fazenda de um eventual governo do candidato da Frente Trabalhista. E Tasso tentou fazer de tudo para profissionalizar a campanha presidencial de Ciro. Indicou assessores e economistas de renome para participar do staff do candidato.

Empresário de sucesso, o ex-governador do Ceará deixou de lado sua própria campanha para o Senado e desembarcou em São Paulo para fazer contatos com o meio empresarial a fim de tentar tornar a candidatura de Ciro “mais palatável” ao mercado. Mas tudo foi em vão.

Primeiro, Ciro Gomes manteve uma estrutura amadora na campanha. Ficou cercado de familiares e antigos assessores, que permaneceram ditando os rumos e dando as ordens. Depois, na avaliação de Tasso Jereissati, coube ao próprio Ciro Gomes enterrar suas chances de chegar à Presidência com suas declarações infelizes. E diante de todas estas críticas de Tasso, o clima de estremecimento com seu afilhado político ficou claro para os aliados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo