Os serviços veterinários do Brasil não estão conseguindo controlar a qualidade da carne exportada para a Rússia, afirmou nesta segunda-feira (4) o diretor do serviço veterinário russo, Sergey Dankvert. Ele acrescentou que a carne brasileira suspeita está sendo reexportada para o mercado russo via países da União Européia (UE).
Uma inspeção realizada por especialistas russos em empresas processadoras brasileiras encontrou mais de 40 certificados veterinários falsificados. Os documentos estavam sendo usados para reexportar cerca de 1.000 toneladas de carne para a Rússia por meio da Lituânia, explicou Dankvert.
Ele acrescentou que provavelmente a carne veio de empresas que estavam proibidas de vender para a Rússia. Segundo o diretor, representantes da Comissão Européia, junto com especialistas russos, estão participando das investigações.
As exportações de 16 empresas brasileiras já foram proibidas – 10 delas devido a certificados falsificados e seis devido à detecção da presença de salmonela e listeria em seus produtos. Em 2006, a Rússia importou 950.000 toneladas de carne do Brasil. As informações são da Dow Jones.