O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Gaudenzi, disse que a principal causa dos problemas do fim de semana nos aeroportos foram as chuvas e que as dificuldades que persistem são o "efeito cascata", agravado pelo aumento natural do movimento por causa da final do Grande Prêmio de Fórmula 1. Gaudenzi reconheceu, no entanto, que houve falha de comunicação com a população para informar que este ia ser um fim de semana complicado por causa do encerramento do movimento nos aeroportos. "Deveríamos ter alertado que seria um momento complicado", declarou ele.
Gaudenzi avisou que, para os próximos feriados e período de férias, serão dados alertas para os passageiros para que escolham melhor seus horários, evitando períodos de picos para reduzir congestionamentos e demoras nos aeroportos. "Acho que falhamos na comunicação com o publico porque é preciso alertar antes sobre os problemas que o passageiro pode ter de enfrentar" afirmou ele, lembrando que problemas semelhantes ocorrem em todos os países do mundo.
Gaudenzi negou que tenha havido qualquer pane nos equipamentos do sistema de tráfego aéreo. Mas alertou que, por causa da chuva ocorrem atrasos e isso atrapalha a malha. Indagado se isso se repetirá, já que está por chegar o período de chuva e de férias, com aumento de viagens nos aeroportos, Gaudenzi disse ser possível que sim. "Se houver a chuva que houve, vão ocorrer atrasos nos vôos, o que também não é novidade em nenhum lugar do mundo", declarou.
Anac
Na avaliação de Gaudenzi, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) "vive um momento turbulento", porque só tem um diretor efetivamente nomeado, referindo-se ao presidente Milton Zuanazzi. "Estamos aguardando que haja a posse dos diretores da Anac para podermos trabalhar", disse. Neste momento, ele considera que a "capacidade de ação da agência está diminuída" e uma nova arquitetura está para ser implantada para melhorar sua operacionalidade, com a Secretaria de Aviação Civil coordenando as 3 áreas do setor – Anac, Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) e Infraero. "Na maioria dos casos, as 3 áreas não trabalharam juntas. Cada uma saía para um lado e é preciso esta coordenação", declarou.
"Para nós, isso vai ser ótimo, porque a Infraero apanha por tudo inclusive por coisas que não são da responsabilidade dela. Agora vai ficar clara qual é a responsabilidade de cada um", comentou. Indagado se a saída de Zuanazzi facilitaria esta integração, Gaudenzi disse que o presidente da Anac tem sido "muito solícito", mas tentou amenizar os problemas da agência, dizendo que ele está sozinho na direção do órgão.