Brasília – Durante o lançamento do Programa Mais Cultura, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o país nunca contou com uma ação planejada e organizada na área cultural.

continua após a publicidade

"Sou cúmplice na vontade de fazer esse programa. O Brasil, lamentavelmente, nunca teve uma política cultural. Tinha ações de ministros que atendiam determinados públicos, às vezes, muito seletivos", afirmou.

A importância do envolvimento de todos os cidadãos para o sucesso dessa iniciativa também foi lembrado pelo presidente. "A política cultural do país não é mais apenas responsabilidade do Ministério da Cultura, é responsabilidade do presidente da República e dos 190 milhões de brasileiros que ajudaram a construí-la", completou.

O Programa Mais Cultura foi lançado nesta quinta-feira (4) e tem como meta a ampliação dos números de pontos de cultura, locais onde o governo incentiva expressões culturais da comunidade. A expectativa é chegar ao número de 20 mil pontos de cultura até 2010.

continua após a publicidade

A previsão de investimento é de R$ 4,7 bilhões. Para o presidente Lula, o montante ainda pode aumentar por conta das emendas parlamentares. "O ministério pode arrancar até R$ 1 bilhão a mais nas emendas parlamentares", disse.

O presidente pediu ainda que a sociedade cobre do governo a execução do Mais Cultura. "Não permitam que nós não cumpramos esse programa".

continua após a publicidade