O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço dos jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro. Lula disse que valeu a pena gastar o dinheiro que tinha que gastar. Ele arrematou que "no fundo isso credencia o Brasil para sediar a Copa do Mundo ou uma Olimpíada. Agora é importante que a gente veja também a organização, a segurança, a participação dos agentes comunitários, a participação da comunidade. Eu acho que o pessoal teve mais tranqüilidade, houve menos assalto, houve menos roubo no Rio de Janeiro"
Lula explicou que o importante é que todos os atletas que vieram de 42 países da América, mais de 5,6 mil, "puderam participar num Pan-Americano em que as condições que estavam colocadas eram iguais ou melhores a qualquer Olimpíada que os atletas já participaram".
Na sua análise, Lula afirmou que o Brasil está longe ainda de ser uma potência olímpica, "até porque durante muitas décadas o esporte não foi levado muito a sério como política de Estado". Ele entende que seu governo tomou decisões para fazer com que o Brasil caminhe rapidamente para se transformar numa potência olímpica. "E o que nós vimos nesses Jogos Pan-Americanos é o Brasil com a sua maior delegação, é o Brasil ganhando o maior número de medalhas, mas, sobretudo, são os atletas brasileiros acreditando que a partir desses jogos Pan-Americanos é possível a gente evoluir muito no financiamento dos atletas, ou seja, no profissionalismo dos nossos atletas, no patrocínio dos nossos atletas, em fazer novos eventos internacionais no Brasil e está tudo pronto para isso, sobretudo, temos muito know how depois do que nós aprendemos com o Pan"