O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a crise econômica dos EUA não atingiu o Brasil porque o País depende menos das exportações no momento e que o mercado interno é o sustentáculo da economia. "A gente não fica dependente do dono do engenho, pois fizemos parceria com várias bodegas por aí afora", disse Lula, numa referência à ampliação dos parceiros de comércio exterior do País.
O presidente participou nesta manhã da inauguração da sede do Centro de Monitoramento por Satélite da Embrapa, em Campinas (SP), e disse que o País só pode fazer investimentos em pesquisa por causa do ajuste fiscal e da solidez da política econômica obtida em seu governo. "Durante décadas, as discussões se deram na questão da inflação, da dívida externa e de quem era desenvolvimentista ou não", disse, acrescentando que "a solidez do conjunto da economia fez com que pudéssemos discutir outras coisas".
Segundo o presidente, apesar da solidez da economia vista hoje, o governo não pode deixar de considerar as avaliações sobre o tema. Ele lembrou o ajuste feito em 2003 e que, segundo ele, trouxe a estabilização econômica. "Hoje eu posso rir, mas os economistas sabem o que significou o ano de 2003. O ajuste fiscal que fizemos, só um louco faria", afirmou.