O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou esperança de que o Congresso aprove finalmente, nesta semana, o orçamento do País para 2008. Em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, Lula afirmou: "Não é o governo que precisa do Orçamento. O governo apenas gerencia o Orçamento. Quem precisa do Orçamento é o povo brasileiro. Estou convencido de que vão aprovar essa semana e vamos tocar o barco com muita normalidade".
Lula disse crer que os senadores e os deputados "têm responsabilidade com o Brasil" tanto quanto a presidência. "Não posso crer que apenas eu queira trabalhar e eles não. Que apenas eu queira fazer as obras e eles não. É de interesse de todo mundo", disse, complementando que tem "certeza que há disposição e vontade política do Congresso em votar".
Em seu programa semanal, Lula falou a maior parte do tempo sobre o programa de reurbanização de favelas e explicou que "não há uma única capital ou região metropolitana que não esteja recebendo obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)". Conforme o presidente, "são bilhões e bilhões de reais investidos na urbanização de favela, em saneamento básico, recuperação de casas e construção de novas casas".
O presidente disse também que vai viajar muito pelo Brasil, programação que inclui passagens por todas as capitais brasileiras, com vistas a garantir que as pessoas que moram em favelas tenham as mesmas condições de vida que "tem todo cidadão brasileiro que mora num bairro comum deste País". "À medida que colocamos R$ 40 bilhões para cuidar de urbanização de favelas e saneamento básico, agora temos que estar em cima, para que essas coisas aconteçam", justificou. Lula pediu à imprensa que o ajude na fiscalização do programa.