Campinas – “O debate vai ser normal, e já estamos no segundo turno”, respondeu o presidenciável José Serra(PSDB), logo depois do showmício com o cantor Daniel, em Campinas, quando perguntado sobre o debate a ser realizado nesta quinta-feira entre os presidenciáveis pela TV Globo.
O comício desta quarta-feira à noite foi realizado em um bairro do Distrito Industrial de Campinas. No evento havia muitos políticos e prefeitos tucanos da região. Durante sua fala, Serra ressaltou sua origem, contando parte de sua vida, dizendo que é filho de imigrantes humildes e que estudou em escolas públicas.
O candidato foi ovacionado quando afirmou que a mulher têm três jornadas de trabalho e existe muito marido folgado. A platéia aplaudiu e Serra então brincou: “Então Campinas tem muito marido folgado?”
O candidato, mostrando-se cansado e com a expressão fechada, não quis falar com a imprensa após o comício. Justificou-se dizendo apenas que veio encerrar a campanha em Campinas porque ele gosta da cidade e já trabalhou na Unicamp.
Serra chegou a Campinas de helicóptero, depois de ter participado de gravação de programa político, por volta das 22h20 e saiu 40 minutos depois.
O presidente do PSDB e candidato à reeleição ao Senado, José Aníbal, disse que o PT vai viver um anticlimax na segunda-feira de manhã. “É um caminho sem volta”. Aníbal acha que o PSDB tem uma militância mais forte do que o Partido dos Trabalhadores porque tem 232 prefeituras e tem percorrido muitas regiões do Brasil.
“Política não é aritimética, campanha é confronto de posições, e tese não é campanha”. Para o candidato ao Senado, “o PT veio com muita força, mas tem um discurso Lula-lá, Lula-lelé, um tipo de gelatina de paz e amor, e agora o PT está mudando de idéia e apoiando muitas coisas que era contra.”
Sobre a ida de Serra ao segundo turno e se haveria uma eventual coligação com Garotinho e Ciro, José Aníbal disse que “isso se vê depois. Segundo turno é outra eleição”, disse.