O ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius, disse em Brasília que considera indispensável o sucesso nas negociações da Conferência do Clima (COP-21), que começa no dia 30, em Paris. “Não existe plano B porque não existe planeta B”, afirmou Fabius, repetindo o argumento do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

continua após a publicidade

Sem acordo, argumentou o ministro, a Terra ficará inviável para a humanidade. “Se não agirmos de forma rápida e eficaz, vamos ultrapassar os limites e a situação ficará sem volta.” Fabius avalia ser necessário um engajamento dos países para que se alcance a meta de se limitar o aumento da temperatura da Terra a 2°C. Ele considera, no entanto, que o fato de o evento contar com a presença de tantos chefes de Estado é ótimo indicativo.

“Todos estão de acordo com a importância do tema. Cabe a nós fazer os trabalhos”, disse Fabius, que esteve em Brasília para tratar da COP com a presidente Dilma Rousseff. O Brasil foi o último país do roteiro, que incluiu a África do Sul e a Índia. O ministro afirmou que o País tem papel preponderante. “Ele é força engajada e comprometida para um consenso.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade