O governo do Pará resolveu antecipar a vacinação contra a gripe suína em oito municípios por causa do aumento do número de casos da doença. A imunização no Estado começou ontem.
A capital decidiu manter o calendário nacional. O Ministério da Saúde iniciará a primeira fase da vacinação contra o H1N1 na segunda-feira, atendendo trabalhadores de saúde e indígenas. A partir do dia 22, serão imunizados doentes crônicos, crianças de 6 meses a 2 anos e grávidas.
Os postos de vacinação estão localizados em Ananindeua, Benevides, Bragança, Cametá, Castanhal, Marituba, Parauapebas e São Domingos do Capim. A previsão é imunizar nessas cidades 62.116 pessoas até o próximo dia 13 – destes, 21.873 são trabalhadores de saúde.
A Secretaria de Saúde Pública informou que a imunização foi antecipada em cinco dias porque os municípios escolhidos já apresentaram casos confirmados da doença. “Antecipamos a vacinação para assegurar que médicos, enfermeiros e demais profissionais estejam protegidos contra o H1N1”, explicou a coordenadora de vigilância da secretaria, Ana Helfer.
A meta do Estado é vacinar 3,5 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Para os demais municípios e grupos, a campanha seguirá normalmente e será aberta para a população na segunda-feira.